quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Cozinha com cara de sala de visitas

Além do projeto arquitetônico, organização é fundamental para fazer deste lugar um dos mais aconchegantes da casa, pronto para receber os amigos e a família

Patrícia Drummond

Integração de ambientes e aproveitamento de espaços tem sido o sonho de consumo de muita gente quando o assunto é morar bem. Pensando nisso - e sempre antenadas aos desejos mais íntimos de seus clientes - a Consciente Construtora e a Bambuí Empreendimentos apresentam em um de seus mais recentes lançamentos - o La Musique - uma proposta aconchegante para conjugar o conforto e o prazer de receber em casa: a integração da cozinha com a sala e a varanda gourmet, ambientes perfeitos para conversar e estar feliz enquanto se prepara a comida...

Hoje em dia, é comum e supergostoso receber os amigos na cozinha - um espaço que, até então, ficava em segundo plano quando o assunto era visita. Além do ambiente integrado, alguns arranjos e arrumações podem transformar o local no centro de atenções da casa ou apartamento.

Confira, aqui, algumas dicas e truques para deixar esse espaço bem organizado e pronto para receber à altura os seus convidados:



  • Um visual clean transmite limpeza, além de passar conforto e segurança para o usuário.
  • Numa cozinha bem organizada, a vontade de cozinhar é ainda maior. O espaço organizadoeconomiza tempo e confere uma sensação de bem-estar para dentro de casa.
  • Evite o acúmulo de objetos sobre a mesa. E, se sua cozinha é pequena, tente planejar a mesa para que a mesma seja recolhida após o uso; ou seja, adquira um modelo dobrável, de fácil instalação.
  • Para facilitar a organização, instale divisórias e gavetas internas em seu armário. Dessa forma, seus utensílios, além de bem acomodados, ficarão à vista e serão encontrados com mais facilidade.
  • Para otimizar a preparação de alimentos, os móveis devem permanecer próximos. Mantenha-os sempre limpos, pois terão contato direto com os alimentos.
  • Mantenha objetos de uso diário dentro dos armários de fácil acesso, sempre à frente dos demais. Um exemplo: temos sempre aquelas xícaras que reservamos para as visitas, enquanto que, no dia-a-dia, acabamos usando as canecas; estas, portanto, devem estar à frente.
  • Separe os utensílios por tipo: panelas, pratos, copos, xícaras, refratários, travessas, tigelas, potes de plástico, entre outros. Devem ser colocados em compartimentos separados.
  • Reserve um nicho do armário para guardar óleo, azeite, sal e temperos habituais, lembrando que o vinagre fica na geladeira(e não no armário). Essenicho deve ser próximo ao fogão, mas longe das paredes do forno, que aquecem quando utilizadas e podem favorecer a oxidação de determinados temperos, como o azeite.
  • Economize espaço pendurando as xícaras no teto das prateleiras e as tampas de panelas atrás da porta do armário.
  • Evite manter o botijão de gás dentro da cozinha. Além de ser perigoso, isso acaba deixando a cozinha com um ar mais pesado e feio (e não há capinha que resolva!).
  • Se não houver armário embaixo da pia, use uma tábua para fazer uma prateleira nesse local. É excelente para guardar panelas e outros utensilios.
  • Separe, em gavetas distintas, os panos de prato e toalhas para secar as mãos (de preferência, enrolados como camisetas, a fim de otimizar o espaço); toalhas de mesa de uso cotidiano e suportes de travessas de panelas quentes e porta-copos; guardanapos de papel, porta-guardanapo, argolas de guardanapos, paliteiros e descansa-talheres; jogos americanos e toalhas de mesa.
  • Os talheres de mesa também devem ser acomodados em gaveta, assim como os talheres de serviço (espremedor de alho, colheres, conchas, escumadeiras, espremedor de limão, carretilha de pizza, espátulas, entre outros).
  • Para os talheres de ocasiões especiais, a sugestão é mantê-los em estojos bem limpos e secos, para evitar que oxidem e manchem. Se, entretanto, o estojo está ocupando muito espaço, transfira os talheres para rolos de tecido e mantenha-os em local seco.
  • Conchas, escumadeiras, espátulas, colheres, garfos, facas e utensílios utilizados na hora de cozinhar devem ficar preferencialmente próximos ao fogão. Isso evita que a comida queime enquanto você procura uma concha ou colher.
  • Liquidificador, batedeira e outros eletrodomésticos pequenos devem ficar, na medida do possível, dentro dos armários. À vista, só durante o uso, caso contrário, acumula gordura e dá mais trabalho na hora de limpar.
  • O recomendável é ter uma tábua para manipular carnes e outra para legumes e verduras; assim, evita-se a contaminação cruzada de alimentos. Na hora de guardar, o ideal é que seja perto da pia, pendurada, por exemplo, atrás de alguma porta.
  • Fixe um suporte para papel toalha, alumínio e filme plástico (longe do fogão, que joga gordura no ar e pode dificultar a limpeza do suporte).
  • Use um lixinho pequeno na cozinha, para ser trocado sempre.

A preparação de alguns alimentos exige tempo cronometrado. Para conseguir um melhor resultado, coloque um relógio à vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário