quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Condomínios: arte e beleza de fora para dentro.

Patrícia Drummond

Você é síndico? Integra a chapa eleita para administrar o seu condomínio? Pois estas dicas vão para você. A manutenção, revitalização e funcionalidade do condomínio, somadas a uma decoração de bom gosto, apropriada ao estilo arquitetônico e status dos moradores, é o cartão de visita do prédio. Valoriza o imóvel à primeira vista. A calçada não pode fugir deste conjunto.

Deem um passeio pelo Setor Oeste, pela Avenida 136 e sintam a beleza de certas calçadas, que têm tudo a ver com o verde, árvores, plantas ornamentais, palmeiras. Às vezes, em tempos de primavera-verão, a gente flagra toda a beleza das buganvílias, quaresmeiras, patas-de-vaca e chuvas de ouro nas calçadas, tornando-nos mais leves na poesia das flores e do verde.

Se o condomínio tem o privilégio de possuir calçada larga, é bom ajardiná-la rente aos muros, aos espaços das árvores. Se suas mongubas e sibipirunas, foram sacrificadas, faça o destocamento e... plante outras! Peça orientação, quanto ao tamanho. Pois enquanto não tivermos fios embutidos, teremos de nos contentar com pouca e disputada sombra. É incrível o que o verde pode fazer para o embelezamento e valorização de uma casa ou prédio, mesmo os comerciais. Plantas são seres vivos. Custam pouco e exigem mais amor do que dispendiosos cuidados. Transmitem-nos sua boa energia em forma de beleza, relax, paz, tornando a cidade mais humana, menos estressante.

Existe um muro feio no condomínio? Plante hera ou unha-de-gato. É como revesti-lo de verde. Grandes vasos, tipo italiano, com flores da estação ou coqueiros anões, espalhados pelas áreas que recebem sol, dão alegria e um não sei quê de Europa, onde abundam as floreiras. Buganvílias plantadas entre às grades explodem em cores, abafam ruídos e embelezam.

Para não errar, vá a uma floricultura, chame um paisagista. Nada de contratar aqueles jardineiros que arrasam as plantas e deixam os canteiros mais devastados do que o nosso Cerrado... E sempre há um cantinho escondido onde as ervas e plantas medicinais podem ser cultivadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário